A música de origem africana é matriz para uma série de gêneros musicais brasileiros, como o samba, maracatu, jongo, frevo e muitos outros. Essa influência ancestral continua inspirando produtores e beatmakers em todo o mundo e foi o ponto de partida para a criação do artista F. Rose, que usou o toque de Oya para construir seu novo som.

Intitulado Daró Beat, a música é livremente inspirada no cântico que homenageia a entidade, usando sua batida e elementos percussivos para a composição. Um deles é o ‘Daró’, tambor que dá nome ao beat e é usado especificamente para esse toque, devido à velocidade e ao uso da aguidavis, espécie de baqueta do instrumento.

 

O que é um toque de Candomblé?

As músicas nas religiões de matriz africana são fundamentais para os ritos, pois dão ritmo e forma às danças dos orixás. No Candomblé, são conhecidos como toques e usam os atabaques para puxar o canto, que é realizado pelos Ogãs, nome dado aos percussionistas, e entoado em uníssono por todos os filhos e visitantes da casa. 

Cada entidade tem seu próprio toque dentro da celebração. Oya, também conhecida como Iansã, na Umbanda, e Santa Bárbara, no sincretismo com o catolicismo, tem o Ilu, nome dado ao seu hino, e a expressão que celebra a sua chegada é “Eparrei Oya”.

Guerreira e astuta, Oya é a mais bela dos Orixás e seus filhos são conhecidos pelo aspecto intenso e impulsivos nas relações, sempre determinados a lutar pelos seus sonhos e leais a quem está ao seu lado. Saiba mais sobre os cânticos do Candomblé e da orixá Oya.

 

Como usar o Daró Beat para seu som?

Quer trazer a livre referência do toque de Oya para o seu som? A loja virtual F.Rose está aberta e traz diversos trabalhos do artista. Acesse o catálogo de beats disponiveis através do airbit.com/frosebeats ou nas redes sociais. Aproveite essa chance e compre agora essa batida incrível! 

darobeat-frosebeats-afromusic

Darobeat

O Darobeat é uma livre inspiração de F.Rose no toque...R$0,00R$50,00
Notícias

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.